top of page

A manobra de Heimlich salva vidas em caso de engasgo

Por Rita de Cássia Martins Lacerda



Inúmeras pessoas morrem pela demora de socorro ou inabilidade das pessoas que presenciam o engasgo e ficam sem reação. A iniciativa de prestar o primeiro atendimento à vítima pode ser a única alternativa para evitar a morte.


Na maior parte das vezes, o engasgo é leve e melhora com a pessoa forçando a tosse e alguém batendo a mão aberta no meio das costas, num movimento rápido de baixo para cima. Mas, em casos graves, como os que acontecem ao comer alimentos moles (pão ou carne), deve-se iniciar imediatamente a chamada Manobra de Heimlich.



Os principais sinais de obstrução das vias aéreas superiores em adultos e crianças acima de 2 anos são identificados quando a vítima tosse com desespero, agarra a garganta com as mãos, fica com as veias do pescoço dilatadas, apresenta cianose (a cor da pele fica cinzenta ou azulada) e ou perde a consciência.


Descrita pela primeira vez pelo médico Henry Heimlich, em 1974, o procedimento, que leva seu nome, induz a vítima do engasgo a uma tosse artificial, visando expelir o objeto preso na traqueia. Resumidamente, é feita por uma pessoa que usa as mãos para fazer pressão sobre o final do músculo diafragma. A compressão no estômago ajuda a deslocar o objeto pela garganta, liberando as vias aéreas, mas não deve ser feita em grávidas ou em crianças com menos de 2 anos.


É essencial repetir a manobra cerca de cinco a oito vezes. Cada compressão deve ser vigorosa o suficiente para possibilitar o deslocamento do alimento para fora da garganta. Porém, se a vítima ficar inconsciente, deve ser interrompida e iniciada a reanimação cardiorrespiratória (com manobras de compressão torácica). Nesta situação, é importante pedir ajuda e chamar imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo telefone 192.


Por sua gravidade, o engasgo é considerado uma emergência, pois pode levar a pessoa à morte por asfixia. Sendo assim, qualquer indivíduo que conhecer a manobra de Heimlich pode agir rapidamente, ajudando a evitar as sérias complicações decorrentes do engasgo.



Palavras-chave: manobra de Heimlich engasgo morte morte súbita tosse obstrução das vias aéreas cianose asfixia perda de consciência

 

Fonte: 

http://belohorizonte.mg.gov.br/local/saude/samu-servico-medico-de-atendimento-de-urgencia

5.208 visualizações
bottom of page