A Congestão nasal pode ser aliviada com cuidados simples

Por Débora Úrsula Fernandes Souza



Estar com o nariz congestionado incomoda muito! Algumas atitudes simples podem reduzir o desconforto. Se você quer saber como reduzir a congestão nasal e respirar melhor, continue a leitura!


A congestão nasal surge quando há uma irritação ou inflamação da mucosa nasal. O acúmulo de muco não é o principal motivo para a congestão, mas a inflamação e o inchaço dos tecidos internos do nariz, que estão normalmente associados a gripes, resfriados, alergias respiratórias, sinusite, rinite crônica e até mesmo mudanças climáticas bruscas.


O sintoma pode ser apenas um incômodo passageiro, mas existem alguns sinais que merecem atenção, pois, quando tratada de forma inadequada, a congestão pode evoluir para um problema mais grave. É necessário procurar um otorrinolaringologista, se a congestão durar mais de 10 dias, vier acompanhada de secreção amarela ou verde, sangue, dor na face ou febre alta. E no caso de crianças, ocorrer dificuldade respiratória ou ronco durante o sono.


O tratamento medicamentoso para reduzir ou eliminar o desconforto causado pela congestão deve ser sempre indicado por um médico, após exame clínico. Mas existem cuidados simples que podem aliviar a intensidade do incômodo, em curto prazo:

  • Lave o nariz com solução fisiológica As vias aéreas sofrem com o ambiente seco. Por isso, procure hidratá-las, visando fluidificar as secreções e facilitar a respiração. Coloque 3 a 5 ml de soro fisiológico em uma seringa sem agulha. Incline a cabeça para trás, feche a boca e tampe uma das narinas. Posicione a seringa na narina aberta e aperte o êmbolo para liberar o soro, respirando profundamente por esta mesma narina. Repita o procedimento na outra narina.

  • Use umidificadores e inaladores Para reduzir o ar seco de um ambiente, invista em um umidificador de ar. Eles ajudam a regular a umidade do ambiente, trazendo alívio para quem sofre com o nariz congestionado. O inalador é também um aliado para quem tem dificuldade de respirar por causa de frequentes congestões nasais. Basta colocar o soro fisiológico no aparelho, direcionar o tubo inalador para a região do nariz e da boca, ligar o aparelho e respirar até o soro acabar.

  • Beba bastante água Estar hidratado é sempre importante, mas, para quem sofre de congestão nasal, beber água é mais importante ainda. A ingestão de água ajuda a diluir a viscosidade do muco e a desobstruir as vias respiratórias. 

  • Evite ambientes com ar-condicionado Os aparelhos de ar-condicionado retiram a umidade do ar. Além disso, quando não recebem manutenção adequada, podem desencadear ou piorar a congestão nasal. Portanto, deve-se, sempre que possível, dar preferência aos ambientes ventilados.



Palavras-chave: congestão nasal nariz entupido gripe resfriado alergia sinusite rinite

12 visualizações