Coenzima Q10: uma solução para as mialgias

Por Marina Carvalho Rassbach



A doença cardiovascular é a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Medicamentos como as estatinas, muito usadas para abaixar o colesterol e reduzir os riscos das doenças cardiovasculares, têm, entre seus efeitos colaterais, a dor muscular, chamada pelos médicos de mialgia.


Uma revisão científica mostra que a coenzima Q10, usada em pacientes que apresentam esse efeito colateral, levou à melhora destas dores musculares. Curiosamente os estudos apontaram redução de coenzima Q10 em usuários de estatinas, alguns deles mostraram melhora dos sintomas com o uso suplementar da coenzima, um não mostrou benefício do uso dela, mas nenhum deles apontou riscos com a suplementação da mesma.


Naturalmente mais estudos serão necessários, mas, por não ter efeitos colaterais, o uso da coenzima Q10 pode ser uma alternativa benéfica para os pacientes que sofrem desse tipo de mialgia. Consulte seu médico!



Palavras-chave: coenzima Q10 mialgia dores musculares colesterol doenças cardiovasculares estatinas

Fonte:

Littlefield N, Beckstrand RL, Luthy KE. Statins' effect on plasma levels of Coenzyme Q10 and improvement in myopathy with supplementation. J Am Assoc Nurse Pract. 2014 Feb; 26(2):85-90. doi: 10.1002/2327-6924.12046. Epub 2013 Jul 12.

3 visualizações