top of page

Arritmias cardíacas, causadas até mesmo por exercícios, podem levar à morte súbita

  • Foto do escritor: Patrícia Lapertosa
    Patrícia Lapertosa
  • 30 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de nov. de 2024

Por Rita de Cássia M. Lacerda



A frequência cardíaca é medida pelo número de batidas do coração, que ocorrem em uma unidade de tempo, geralmente batimentos por minuto (bpm). Ela é normal entre 50 e 100 bpm. Quando dormimos ou estamos em repouso, a frequência cardíaca tende a ser mais baixa, porém, algumas pessoas, portadores de bloqueio no coração ou até mesmo atletas de alto desempenho, podem ter batimentos em torno de 40 bpm que caracterizam a bradicardia. Em certas situações – anemia, estados febris ou durante a prática de atividades físicas –, os batimentos podem aumentar e atingir valores elevados, caracterizando a taquicardia.


As batidas do coração podem ocorrer ainda em descompasso, com pulsação irregular, causando a arritmia cardíaca que, quando não diagnosticada e tratada corretamente, pode provocar doenças no coração e morte, de forma inesperada e instantânea, causada pela perda da contração do músculo cardíaco.


ree

Qualquer pessoa pode ser diagnosticada com arritmia cardíaca, independentemente da faixa etária ou do sexo. Ela pode acometer recém-nascidos, jovens saudáveis e até mesmo esportistas. Porém, sua incidência tende a aumentar com o avançar da idade ou em portadores de doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial ou o infarto do miocárdio. Os principais sintomas são cansaço, fraqueza, palpitações (percepção do batimento cardíaco), tonteiras, desmaios, confusão mental, dor no peito e pressão baixa.


Entre os tratamentos mais comuns estão o medicamentoso, com o uso de antiarrítmicos; a ablação, uma técnica realizada com um cateter com energia de radiofrequência, que trata diversas arritmias; e o cirúrgico, realizado com o implante de dispositivos cardíacos eletrônicos, como marcapasso, cardioversor, desfibrilador ou ressincronizador, que estão entre os recursos mais avançados para o tratamento de arritmias graves e para a prevenção de recorrência.


Mais de 95% das mortes súbitas ocorrem fora do ambiente hospitalar. Se você perceber que seu coração está batendo de forma incomum, deve procurar um especialista. Com a descrição dos sintomas e a realização de exames específicos, é possível iniciar uma investigação cardiológica para avaliar o seu ritmo cardíaco.


Embora toda atividade física e ou esportiva traga benefícios à saúde, é importante ser orientado antes de iniciá-la ou mantê-la. Consultar regularmente um cardiologista, pelo menos uma vez ao ano, e prestar atenção aos sinais do coração (batimentos intensos, pulsações irregulares, cansaço demasiado sem motivo aparente), facilita o diagnóstico e o tratamento precoces, permitindo uma vida longa e com melhor qualidade.



Palavras-chave: frequência cardíaca batidas do coração bpm mortes súbita bradicardia taquicardia arritmia cardíaca doenças cardiovasculares hipertensão arterial infarto do miocárdio ablação marcapasso cardioversor desfibrilador ressincronizador

Comentários


CLÍNICA MARCOS ANDRADE CRM6132 RQE202

Endereço:

Rua Paraíba, 1000, 11º andar, Funcionários,
30.130-145, Belo Horizonte, Minas Gerais

Telefones:

icone-zap-bco

31  3261-1365

9 7162-2529

Funcionamento:

2ª a 6ª-feira, 8h00 às 18h00

© 2025 Clínica Marcos Andrade

bottom of page