Por Marina Carvalho Rassbach
Atualmente em voga, a dieta vegana é aquela em que as pessoas comem alimentos apenas de origem vegetal, excluindo obviamente os de origem animal.
Neste ano, pesquisadores fizeram um estudo para avaliar a adoção de uma dieta vegana, rica em carboidratos e com baixo teor de gordura, para o controle de peso, da composição corporal e da resistência à insulina, por 16 semanas. Ficou demonstrado que as pessoas que adotaram a dieta vegana, com alto teor de carboidratos, reduziram o peso, a massa gorda e a resistência à insulina. E ainda o índice de massa corporal (IMC) e a gordura visceral, ou seja, a gordura junto aos órgãos internos, associada a riscos de diabetes e doenças cardiovasculares.
Outros estudos têm mostrado que a alimentação rica em carboidratos, de baixo índice glicêmico e fibras, tem efeito benéfico no emagrecimento, mas ainda existem dúvidas a respeito e mais estudos serão necessários para mostrar o real benefício dos carboidratos na regulação do peso corporal e na resistência à insulina. No entanto, não restam dúvidas: vale a pena investir numa alimentação saudável. Maus hábitos alimentares podem levar ao aumento de doenças metabólicas, que acarretam sérias complicações de saúde. Resumindo, nutrição é saúde. Cuide bem da sua!
Palavras-chave: dieta vegana carboidratos controle de peso resistência à insulina ímc índice de massa corporal fibras alimentação saudável doenças metabólicas
Fonte:
Kahleova H, Dort S, Holubkov R, Barnard ND. A Plant-Based High-Carbohydrate, Low-Fat Diet in Overweight Individuals in a 16-Week Randomized Clinical Trial: The Role of Carbohydrates. Nutrients. 2018; 14;10(9).
Comments